A partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. O objetivo deste acordo é promover a proximidade dos países que têm o Português como língua oficial . São estes: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
Entretanto não é necessário nenhum alarde em relação a estas mudanças, porque temos um prazo de adaptação as mesmas , ou seja, até 2012 vigorará no país as regras antigas e as novas, a partir de 2013 somente serão aceitos os textos escritos segundo o novo acordo ortográfico. Obviamente até lá, teremos que aprender as mudanças ortográficas, porém é necessário que todos os professores, não só os de Língua Portuguesa, e alunos se informem sobre essas mudanças e, gradativamente, as incorporem na escrita de seus textos.
Para tanto, existem vários sites que nos ajudam a entender e aprender sobre esse novo jeito de escrever, além da sala de aula, porque muitos professores já estão trabalhando com seus alunos essas novas regras. A ABL (Academia Brasileira de Letras) dispõe de um link para quem tiver dúvidas sobre o acordo, é só acessar www.academia.org.br e procurar o serviço “ABL Responde” à direita na página. No entanto, não há prazo para que as repostas sejam enviadas, já que cada pergunta passará por análise da comissão de lexicografia e lexicologia. Visite esta seção e tire todas as suas dúvidas de maneira rápida e objetiva, proporcionada por uma linguagem simples e prazerosa. Fique sabendo de todas as mudanças ortográficas significativas para o Brasil! É só clicar e informar-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelos comentários. Favor assinar o blog com seu nome e email.